A importância do capital de giro para aquisição de novas tecnologias
O crescimento sustentável de um negócio depende de uma gestão financeira eficiente e de investimentos estratégicos, como em tecnologia. “A adoção de tecnologias é determinante para o sucesso empresarial. Ferramentas como inteligência artificial, automação e análise de dados permitem que as empresas otimizem processos, reduzam custos e melhorem a experiência do cliente. Além disso, outras ferramentas possibilitam a escalabilidade e agilidade às mudanças do mercado”, comenta Renato Coelho, CEO do Go.Bank, Fintech com 14 anos de atuação no segmento de pequenas e médias empresas.
Dois pilares fundamentais para alcançar esse objetivo são a manutenção de um capital de giro saudável que possibilite a adoção de tecnologias inovadoras. No entanto, o acesso ao crédito segue como um dos maiores desafios aos empresários, principalmente às pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil.
A exigência de garantias para obtenção de crédito é um dos principais fatores que afetam o desenvolvimento dos negócios. Em 2024, a demanda por financiamento empresarial cresceu 13,1% em comparação ao ano anterior, segundo o Indicador de Demanda por Crédito da Serasa Experian.
Além disso, 31% das empresas estão com dívidas no país, totalizando R$ 154,9 bilhões, conforme dados da Serasa Experian. Assim, a inadimplência e a alta de juros afetam a gestão financeira e, principalmente, os investimentos em tecnologias, fazendo com as empresas percam potencial e diferencial em relação à concorrência.
Dessa forma, em um cenário econômico desafiador, como o atual, as empresas devem estar atentas às oportunidades de crédito e financiamento que possam apoiar tanto a manutenção do capital de giro quanto os investimentos em tecnologia. Ao adotar uma abordagem integrada, que combine planejamento financeiro e inovação, as organizações estarão preparadas em relação às oportunidades.
Soluções de crédito Go.Bank
O banco digital oferece aos empresários as seguintes opções de empréstimo a fim de alavancar os negócios:
- Antecipação de recebíveis, incluindo os de venda com maquininha de cartão, que aceita pagamentos via débito e crédito, das principais bandeiras —Visa, Master, Elo, Hiper e Amex— e Pix, com taxas mais vantajosas em relação às concorrentes e um atendimento dedicado.
- Home equity, crédito que usa imóvel como garantia, com menores taxas de juros e prazos de até 20 anos para pagamento. A opção é alternativa para aquisições, expansão, reestruturação de dívidas e capital de giro.
“Nosso intuito é oferecer capital de giro às empresas com agilidade e sob medida para cada segmento e tipo de negócio”, finaliza o CEO.
Sobre o Go.Bank
A Fintech, criada em 2011 por empreendedores vindos de grandes bancos, disponibiliza às médias, micro e pequenas empresas, além de conta-corrente, crédito para capital de giro, pagamento de funcionários, maquininha de cartão e antecipação de recebíveis.
Às pessoas físicas, o banco digital dá acesso a consórcios de imóveis e veículos, planos de saúde, previdência privada e seguros diversos.
Desde 2023, o Go.Bank é patrocinador master do time de futebol Inter de Limeira, como é conhecida a Associação Atlética Internacional, com serviços diferenciados aos sócios do time que possui 111 anos, no interior do Estado de São Paulo, em uma parceria inédita.
O banco digital diferencia-se ainda por dispor de atendimento presencial em agências no interior paulista, incluindo Guarulhos, Mogi das Cruzes e Limeira.