Estratégias para aumentar a satisfação dos colaboradores e a retenção de talentos
Dicas de Gestão

Estratégias para aumentar a satisfação dos colaboradores e a retenção de talentos

A retenção de talentos é a maior preocupação dos gestores aponta a 30ª edição do Índice de Confiança da Robert Half (ICRH), que entrevistou 387 profissionais responsáveis pelo recrutamento em empresas de todo o Brasil. Ainda segundo a pesquisa, houve um aumento da taxa de rotatividade (turnover voluntário). 21% das organizações apresentaram índices entre 5% e 10%, enquanto 28% reportaram turnover acima de 10%.

Falta de oportunidades de crescimento, salários abaixo da média do mercado e benefícios pouco competitivos são listados como as principais causas dos pedidos de demissão que, entre janeiro e setembro de 2024, atingiram um pico de 6,5 milhões, bem acima do mesmo período em 2023 e 2022, conforme levantamento da FGV IBRE. As demissões a pedido seguem em alta também em 2025, em novo relatório divulgado em abril/2025 pela FGV.

Esse aumento das saídas voluntárias resulta em perda de conhecimento organizacional, desperdício de investimentos em treinamento, impacta na qualidade das entregas e produtividade. 

Para fortalecer a competitividade é essencial desenvolver estratégias estruturadas para reduzir o turnover e aumentar a satisfação dos colaboradores. “Existe uma lacuna em práticas para engajar os colaboradores nas empresas e fortalecer a imagem da organização como marca empregadora”, observa Renato Coelho, CEO do GO.Bank. 

Segundo ele, a implantação da jornada do colaborador tem início no processo de Recrutamento e Seleção e percorre programas como Avaliação de Desempenho, Cargos e Salários, Bônus e PLR (Participação de Lucros e Resultados), além de Treinamento e Desenvolvimento dos colaboradores por meio da criação dos PDIs, PDCs e PDLs — Programas de Desenvolvimento Individual, Coletivo e de Lideranças, respectivamente — incluindo também o Plano de Sucessão.

“Com todo o time com foco nos resultados do negócio, estabelecem-se benefícios para todos, em uma relação ganha-ganha”, afirma Coelho. 

 

Sobre o Go.Bank

 

A Fintech, criada em 2011 por empreendedores vindos de grandes bancos, disponibiliza às médias, micro e pequenas empresas, além de conta-corrente, crédito para capital de giro, pagamento de funcionários, maquininha de cartão e antecipação de recebíveis. 

 Às pessoas físicas, o banco digital dá acesso a consórcios de imóveis e veículos, planos de saúde, previdência privada e seguros diversos. 

 Desde 2023, o Go.Bank é patrocinador master do time de futebol Inter de Limeira, como é conhecida a Associação Atlética Internacional, com serviços diferenciados aos sócios do time que possui 111 anos, no interior do Estado de São Paulo, em uma parceria inédita. 

 

O banco digital diferencia-se ainda por dispor de atendimento presencial em agências no interior paulista, incluindo Guarulhos, Mogi das Cruzes e Limeira.